A RF3 - Região Funcional 3 de planejamento do Estado do Rio Grande do Sul integra o COREDE Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, constituindo uma das Regiões Funcionais de Planejamento propostas pelo estudo Rumos 2015 ao considerar aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os principais critérios para a agrupação dos COREDEs em RFs foram a polarização pelos empregos e as especializações produtivas.

As RFs são instâncias de planejamento do Estado consideradas para fins de alocação de recursos em Programas, Projetos e Metas nos Planos Plurianuais respeitando as diferenças regionais existentes e, portanto, traduzindo as demandas e oportunidades apresentadas pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030, elaborado por cada um dos vinte e oito COREDEs.

Neste momento pós-eleitoral, em que antigos e novos postulantes do Legislativo Estadual e Federal preparam suas ações para o mandato conquistado para o período 2019-2022, a RF3 apresenta os projetos constantes em seus Planos de Desenvolvimento considerados “prioridade zero”, ou seja, são projetos que, espera-se, sejam alvo da ação parlamentar para sua execução, através das seguintes iniciativas:

  • Alocando recursos aos projetos através de emendas parlamentares e da Bancada Gaúcha.

  • Fazendo encaminhamentos para a busca de recursos, junto a Ministérios e outros órgãos de Governo que possibilitem a execução dos projetos relacionados.

  • Estimulando a criação de parcerias público-privadas.

  • Apoiando concessões.

  • Articulando apoio do setor privado e de outras instituições nacionais e estrangeiras que atuam em favor do desenvolvimento regional.

  • Atuando na inserção dos projetos da RF3 no Plano Plurianual 2019-2022.

Abaixo encontra-se disponível para acesso o documento na íntegra.




COMPARTILHE:

COREDE SERRA
Apoiadores


UCS Governo Fórum Amesne CIC Parlamento