O estímulo ao desenvolvimento regional se constitui em uma prioridade do Governo do Estado e um dos seus aspectos mais importantes é o planejamento. Na busca de estratégias e projetos de desenvolvimento para às regiões, foram elaborados os Planos Estratégicos de desenvolvimento 2015-2030 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs). A iniciativa se soma às diversas ações já desenvolvidas Governo do Estado e oferece uma visão regional para sua qualificação.

A elaboração, de responsabilidade de cada COREDE, seguiu as diretrizes gerais da SPGG e uma metodologia comum para as 28 Regiões. Sua realização foi viabilizada por convênio celebrado SPPG e Fórum dos COREDEs, tendo iniciado em  dezembro de 2015 e finalizado em setembro de 2017.

Os planos são uma contribuição dos COREDEs para o planejamento federal, estadual e municipal e também para os diferentes atores regionais preocupados com o desenvolvimento.

É composto por um amplo diagnóstico regional, por uma matriz de potencialidades, entraves, oportunidades e ameaças, por estratégias e por uma ampla carteira de projetos. Os projetos elaborados apresentam minimamente objetivos, justificativas, escopo, metas, órgãos intervenientes, cronograma e uma estimativa de recursos necessária para sua execução.

 

                                                                                                                                                                                              

 

Fonte: https://governanca.rs.gov.br/planejamento-estrategico-dos-coredes

  • Abaixo você pode acessar o plano do COREDE-SERRA na integra, bem como o diagnóstico regional.



COMPARTILHE:

COREDE SERRA
Apoiadores


UCS Governo Fórum Amesne CIC Parlamento