Nasce um novo roteiro de ENOTURISMO na Serra Gaúcha

16/07/2024

Quarta-feira, 19 de junho de 2024, foi fundada a ASSENOVITI – Associação de Enoturismo e Vitivinicultura dos Vales, em reunião realizada na Casa do Artesão, em Vila Flores.

Trata-se de uma nova entidade representativa do ecossistema do enoturismo que pretende se mostrar ao Brasil como uma nova oferta turística.

A Associação reúne vinícolas instaladas ao longo de um trajeto de cerca de 90 kms, que vai de Antônio Prado à Guaporé, passando por Vila Flores, Veranópolis, Cotiporã, São Valentim do Sul, Fagundes Varela, Guaporé, Serafina Correa, Nova Bassano e Nova Prata.

Neste roteiro, foram identificados mais de quarenta vinícolas, além de um número ainda superior de pequenas cantinas registradas em nome dos produtores de uvas, e um expressivo quantitativo de produção de uvas, garantindo belas paisagens com parreirais, equivalente ao produzido pelo maior município produtor que é Flores da Cunha.

Esta iniciativa está sendo muito comemorada pelo atual presidente do COREDE SERRA, prof. Evaldo Kuiava que conduziu a assembleia de fundação da ASSENOVITI, e pela Profª. Monica Mattia, presidente na gestão em que o projeto foi concebido, a partir de recursos da Consulta Popular.

A Universidade de Caxias do Sul desenvolveu os estudos, com equipe liderada pelo Prof. Pedro Alcântara Bittencourt César, catalogando as vinícolas e cantinas, os meios de hospedagem, alimentação e o patrimônio arquitetônico.

A fim de apoiar os municípios da região na mobilidade regional, na próxima quarta-feira, Evaldo Kuiava se reúne com os Prefeitos de Vila Flores e Antônio Prado, visando estruturar um documento que sintetize todo esforço já realizado pelos dois municípios, bem como as demandas já encaminhadas ao Governo.

Evaldo destaca que a ideia é “juntar tudo isso e realizar uma forte mobilização junto ao Governo do Estado e Federal para que a estrada seja concluída, pois ela passa a ser uma estrada importante para conectar as duas regiões Leste-Oeste do COREDEDE SERRA. Para estimular o turismo, precisamos da conclusão desta estrada que une duas regiões com identidade cultural e histórica, inaugurando um novo ciclo de desenvolvimento regional”.

A primeira atividade da ASSENOVITI é a contratação de uma consultoria especializada em enoturismo para planejamento do roteiro, com início agendado para o mês de julho e, na sequência, contar com apoio do SEBRAE para desenvolvimento das vinícolas e demais empreendimentos da nova oferta turística nacional.

As vinícolas participantes desta iniciativa acreditam que o associativismo contribuirá com a maximização de seus objetivos empresariais, apoiando-as na área do turismo e na qualificação dos processos comerciais, técnicos e para redução de custos a partir de uma possível central de compras.

Assumiu a presidência da Associação a Empresária Sibele Pitt Camana, dirigente da Casa Olivo de Antônio Prado, integrante da Diretoria da CIC de Antônio Prado e do COREDE Serra, ela que recém concluiu o pós-graduação em Enoturismo da UCS.


 


COMPARTILHE:

COREDE SERRA
Apoiadores


UCS Governo Fórum Amesne CIC Parlamento